Sala de estar multifuncional

Sala de estar multifuncional

Os requisitos mais relevantes para o interior duma sala de estar moderna são a multitarefa, a versatilidade e a flexibilidade. Qual é a melhor maneira de organizar o espaço na sua sala de estar? Preparamos algumas dicas úteis para si…

Canto da TV

Numa sala de estar moderna, considera-se como ponto de partida da organização a área de TV ou home cinema, incluído um sofá, poltronas, mesas de centro e móveis modulares para armários para multimédia, por exemplo um móvel de TV, um conjunto de móveis de sala com um nicho para um grande painel, prateleiras para sistema de som, console de videojogos e outros eletrodomésticos.

Visão global

A presença de várias áreas funcionais e a capacidade do ambiente de adaptar-se rapidamente à situação atual são os principais requisitos para uma sala de estar moderna. Hoje, quando muitas pessoas trabalham e estudam em casa, a sala de estar deixou de ser apenas um lugar para receber convidados e ver um filme em família, mas também é uma biblioteca, uma sala de reuniões online, um mini-escritório e até um cantinho de ioga. Para as noites com amigos, uma área de bar acolhedor e cadeiras profundas onde pode se sentar serão úteis.

Áreas abertas

Quando precisa de colocar várias zonas com propósitos diferentes na mesma área, as técnicas de zoneamento vêm em socorro. Pode marcar os limites de forma clara ou condicional com a ajuda de móveis, detalhes de cores e iluminação em vários níveis. Divisórias perfuradas e estantes com seções dividem o espaço lindamente. Numa sala de estar com tetos altos, pode construir um pódio, é uma boa maneira de dividir o espaço e manter a integridade.

Sala de estar + área de trabalho

Na sala de estar, é improvável que seja possível organizar um escritório de trabalho completo, afinal isso requer um espaço mais isolado. Dependendo da disposição da sala de estar, pode designar um canto ou uma parede da sala não utilizada para o seu espaço de trabalho. Para mais privacidade, pode separar esta área com uma estante, divisória de luz ligeira, cortinas, estores ou persianas. Coloque uma mesa de escritório com uma cadeira giratória, um candeeiro de mesa e combinado, assim vai ter o home office perfeito na sua sala de estar.

Sala de estar + bar

Se tem convidados frequentes ou gosta de ter uma pequena reserva de bebidas colecionáveis, com certeza vai adorar essa ideia. O bar pode não só ser integrado organicamente na sala de estar, mas também tornar-se a decoração dela. Tudo o que precisa é dum aparador ou duma vitrine. E, claro, o balcão do bar também é adequado para isso. Pode tornar-se num lugar não só para guardar bebidas, mas também para uma sala de jantar ou área de trabalho. Basta colocar uma mesa alta com bancos de bar na sala de estar em vez duma mesa normal. Também pode adicionar umas prateleiras para mostrar a sua coleção de bebidas e copos.

Sala de estar + canto desportivo

Enquanto grandes máquinas de desporto podem ocupar muito espaço, coisas como halteres, cordas de saltar e bolas podem ser facilmente colocadas na sala de estar. Assim como para a área de trabalho, é melhor usar os cantos ou paredes não utilizadas da sala de estar para a área de desporte. Depois do treino, esta área é fácil de esconder atrás duma cortina. As prateleiras são uma ótima maneira de organizar o seu espaço desportivo.

Sala de estar + área infantil

Para os mais pequenos, a área de brinquedos pode ser facilmente colocada na sala de estar. Tudo o que precisa são prateleiras para caixas de brinquedos e um tapete antiqueda.

Sala de estar + canto para animais

Um cantinho acolhedor com elementos essenciais e brinquedos para os seus animais domésticos também pode ser uma ótima ideia para uma sala multifuncional e uma forma de manter as coisas organizadas. Além disso, agora pode trabalhar ou relaxar na sala de estar com os seus animais de estimação tão amados.

→ Descubra mais ideias de decoração aqui!

Partilhar :)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *